Chris Brown



Christopher Maurice Brown (nascido em 5 de Maio de 1989) é um cantor americano de R&B, compositor, dançarino, e ator. Ele fez sua estréia na música em 2005, com o álbum intitulado com seu nome, "Chris Brown" quando tinha 16 anos. O álbum teve o hit "Run It", que ficou em #1 lugar na Billboard HOT 100, fazendo Chris ser o primeiro artista (desde Montell Jordan em 1995) a ter seu single de estreia no topo do charts. O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos e foi certificado como platina dupla.


O segundo álbum de estúdio de Chris, "Exclusive", foi lançado mundialmente em Novembro de 2007. O álbum teve dois singles muito bem sucedidos, seu segundo #1 na Billboard HOT100, "Kiss Kiss", e "With You" que ficou na posição #2 na Billboard HOT 100. Chris relançou o álbum com a versão chamada "The Forever Edition". O primeiro single dessa versão foi "Forever", que foi lançado em Maio de 2008 e alcançou a #2 posição do HOT 100 da Billboard. Exclusive foi certificado disco de platina.


Seu terceiro álbum de estúdio, "Graffiti", foi lançado 15 de Dezembro de 2009. O primeiro single do disco foi "I Can Transform Ya", que alcançou a 20ª posição no HOT 100 da Billboard, deixando o cantor com oito músicas no TOP 20 da Billboard. Enquanto isso,
o cantor também fez participações em diversos hits: "No Air" - um dueto com Jordin Sparks, "Shortie Like Mine" - com o rapper Bow Wow, e "Shawty Get Loose" - com Lil Mamma & T-Pain.
Chris Brown nasceu na pequena cidade chamada Tappahannock, em Virginia. Filho de Joyce Hawkins e Clinton Brown, e com uma irmã mais velha, Chris é o filho mais novo do casal. Desde sua infância música era algo que sempre esteve presente na vida do cantor. Ele costumava ouvir CDs de soul que pertenciam a seus pais, mas Chris também começou a mostrar interesse pelo Hip-Hop. Ele aprendeu sozinho a cantar e dançar desde pequeno, frequentemente citando Michael Jackson como sua inspiração. Então ele começou a cantar em sua igreja e em vários shows de talento locais. Sua mãe começou a perceber talento nele, e então começaram a procurar por acordos com gravadoras. Ao mesmo tempo, Chris passava por problemas pessoais; seus pais já estavam separados, e seu padrasto agredia sua mãe.


Com 13 anos de idade, Chris foi descoberto por uma equipe de produção local que visitou o posto de gasolina de seu pai em busca de um novo talento. O cantor então, se mudou para Nova York em 2004. Tina Davis - na época executiva da Def Jam records - descobriu Chris enquanto ele trabalhava com alguns produtores locais. Ela amou o que ouviu e viu quando Chris apareceu em seu escritório na Def Jam em Nova York. Ela o levou imediatamente para conhecer o presidente da Def Jam, "L.A Reid", que ofereceu um contrato pra Chris no mesmo dia. "Eu sabia que Chris tinha talento de verdade", disse Davis. "Eu só sabia que queria fazer parte disso"


As negociações com a Def Jam duraram dois meses até que Davis perdeu seu emprego devido a uma fusão corporativa. Chris então pediu a ela que fosse sua empresária, e Davis aceitou, começando a promover Chris para gravadoras como Jive Records, J-Records, e Warner Bros Records. De acordo com Mark Pitts, Davis apresentou Chris com um vídeo, e areação de Pitts foi: "Eu vi o potencial... Eu não amei todas as músicas, mas eu amei a voz dele. Não tinha problema porque eu sabia que ele sabia cantar, e eu sabia fazer musicas". Chris escolheu assinar com a Jive por causa de seu trabalho bem sucedido com jovens cantores como Britney Spears, e Justin Timberlake. "Eu escolhi a Jive porque eles tinham mais sucesso com artistas jovens no mercado pop... Eu sabia que ia ter audiência negra, mas a Jive tinha muita força na área pop, assim como longevidade nas carreiras".


Depois de ter assinado com a Jive Records em 2004, Chris começou o processo de gravação em Fevereiro de 2005. Em maio já haviam quase 50 música gravadas, 14 delas foram escolhidas pra tracklist de seu primeiro CD. O cantor trabalhou com vários produtores e compositores, comentando que eles realmente acreditavam nele. Chris também teve participação no álbum, recebendo créditos por ter co-escrito 5 músicas do CD. "Eu escrevo sobre coisas que pessoas de 16 anos passam todos os dias", disse Chris. "Como ficar encrencado por levar sua namorada em casa, ou não poder dirigir, e ai pegar um carro ou algo assim". O álbum inteiro demorou menos de 8 semanas pra ser produzido, sendo lançado em Novembro de 2005. Autointitulado "Chris Brown", o álbum estreou na posição #2 da Billboard 200, com 154 mil cópias vendidas nos EUA em sua primeira semana. Chris Brown ganhou sucesso com o tempo, vendendo mais de 2 milhões de cópias nos EUA, e mais de 3 milhões mundialmente. O álbum trouxe vários singles de sucesso, como "Run It", "Yo (Excuse me miss)", "Gimme That", e "Say Goodbye". Em Junho de 2003, Chris lançou nos Estados Unidos um DVD chamado "Chris Brown’s Journey", que mostrou algumas cenas dele viajando pela Europa e Japão, e se preparando para a apresentação no Grammy. Em Agosto de 2007 começou a tour "The Up Close and Personal Tour", que teve parte do dinheiro arrecadado doado para caridade. Chris também abriu shows da Beyoncé na Austrália, na turnê "The Beyoncé Experience Tour".


Chris fez aparições em vários seriados americanas, como "The O.C" em Janeiro de 2007, por exemplo. Chris fez seu primeiro filme chamado "Stomp The Yard" (O Poder do Ritmo) junto com Ne-Yo, Megan Good e Columbus Short também em Janeiro de 2007. Após isso, Chris apareceu em "This Christmas" (Um Natal Especial) e, Novembro de 2007. Em Julho de 2007 Chris apareceu no programa "My Super Sweet 16" da MTV - no caso foi intitulado "Chris Brown: My Super 18", celebrando seu aniversario de 18 anos em Nova York. Chris também apareceu no seriado Zack & Cody da Disney.


Logo depois de acabar sua turnê de verão com Ne-Yo, Chris começou a produção de seu segundo CD, "Exclusive", que foi lançado em Novembro de 2007. O álbum estreou na posição #4 na Billboard 200, vendendo 294 mil cópias nos EUA na primeira semana. O CD vendeu quase 2 milhões de cópias nos EUA. O álbum trouxe singles como "Wall To Wall", "Kiss Kiss", e "With You". Chris relançou "Exclusive" no dia 3 de Junho de 2008 com o nome "Exclusive: The Forever Edition". Essa nova versão trouxe a música "Forever". Chris apresentou um medley de "With You" e "Take You Down" com Ciara no BET Awards 2008, e participou de músicas como: "Make The World Go Round", "Freeze" e "What Them Girls Like". No fim de 2008, Chris foi nomeado artista do ano pela Billboard (sendo sua segunda vez como artista do ano pela Billboard, a primeira foi em 2005)


Desde 2008, Chris esteve trabalhando em um novo álbum. De acordo com ele, queria experimentar novas direções musicais, na esperança de ser como Michael Jackson e Steve Wonder, que podiam ir pra qualquer gênero de musica e fazer sucesso. Graffiti teve dois singles: "I Can Transform Ya", e "Crawl"; além de um single promocional "Sing Like Me". O álbum foi o menos bem sucedido de Chris, vendendo 102 mil cópias na primeira semana nos EUA, e tendo vendido apenas 351 mil cópias no total. O "fracasso" do CD foi devido ao enorme boicote que recebeu da mídia após o caso de violência domestica com sua ex-namorada, a cantora Rihanna. Em 22 de Junho de 2009, Chris se declarou culpado, e recebeu como sentença 5 anos de condicional, 6 meses de serviço comunitário, 1 ano de aulas contra violência domestica, e a ficar a 50 metros de distância de Rihanna por 5 anos. Desde então as rádios pararam de tocar suas músicas, e as lojas se recusavam a por seu CD nas prateleiras. Sobre o caso Chris disse que gostaria de ter explicado tudo antes, mas foi aconselhado por seu advogado a não fazer. "Palavras não podem expressar o quão triste e arrependido eu estou pelo ocorrido", disse o cantor.


Enquanto fazia uma homenagem a Michael Jackson no BET Awards 2010, Chris começou a chorar e caiu de joelhos no palco enquanto tentava cantar "Man In The Mirror", sua performance foi comentário de varias celebridades. Trey Songz disse após o show: "Ele deixou seu coração no palco. Ele se emocionou genuinamente. Eu fiquei orgulhoso dele e feliz por ele ter tido esse momento.". Jermaine Jackson, irmão de Michael, expressou sentimentos similares. Na mesma noite mais tarde, durante um discurso de aceitação de um prêmio, Chris disse: "Eu decepcionei vocês antes, mas eu não vou fazer isso de novo... eu prometo".


Em maio de 2010, Chris lançou um mixtape com o rapper Tyga, chamada "Fan Of A Fan". Após a gravação de alguns vídeos de musicas da mixtape, e com o sucesso que a mixtape estava tendo, "Deuces" foi lançada em 29 de Junho de 2010 no iTunes dos EUA. E mesmo tendo sido liberada gratuitamente na mixtape, a faixa conseguiu mais de um milhão de cópias vendidas. A música também alcançou a posição #14 no HOT100 da Billboard, e a posição #1 por 10 semanas consecutivas no chart de Hip-Hop da Billboard. "Yeah 3X" foi lançada como o primeiro single de F.A.M.E (seu quarto CD de estúdio, lançado em 22 de Março de 2011), a música alcançou a posição #15 na Billboard HOT100, e foi TOP5 em vários países ao redor do mundo. Em Janeiro de 2011 foi lançada a faixa "Look At Me Now" - segundo single de F.A.M.E -, que até o momento alcançou a #8 posição no HOT100 da Billboard, a #1 no chart de Hip-Hop da Billboard, e a #2 no chart de Rap da Billboard. Dependendo de como forem as vendas de F.A.M.E, em Setembro será lançada a segunda parte do CD, intitulada "Fortune". O próximo single de F.A.M.E será "She Ain't You", música que usa um sample de "Human Nature", de Michael Jackson.